Audi vence as 24h de Le Mans... Surpreendentemente!

Fórum Principal

Moderadores: Mamão, Homer, Frango Mestre, KAPPA

Responder
Homer
Administrador Web
Administrador Web
Mensagens: 4091
Registrado em: Seg 10 Mar, 2003 11:29 am

Audi vence as 24h de Le Mans... Surpreendentemente!

Mensagem por Homer »

A Audi venceu mais uma vez a prova francesa 24 Horas de Le Mans. Desde 2000, com a chegada do modelo R8 às pistas, isso não vem sendo novidade nenhuma: o carro venceu todas as edições desde então, exceto em 2003, quando o 1º lugar ficou nas mãos da Bentley — subsidiária do grupo Audi, de qualquer forma. A grande proeza da marca das quatro argolas este ano, no entanto, foi vencer com um carro 95% novo e com motor a diesel. Isso mesmo: o novo R10 TDI V12 tem um motor turbodiesel e foi o primeiro carro na história da prova, disputada no circuito de La Sarthe, a vencer com este combustível.

Pilotado pelo trio Frank Biela, Emanuele Pirro e Marco Werner, o R10 da Audi Sport Team Joest completou a corrida em 1º com 380 voltas na pista, quatro voltas à frente do 2º colocado, o Pescarolo Judd C60H pilotado pelo atual campeão mundial de rali Sebastien Loëb, Frank Motagni (piloto da equipe Super Aguri na Fórmula 1) e Eric Helary. Sem nenhum problema sério durante a prova, o Pescarolo Judd foi o único carro que fez frente os R10 da Audi, posicionando-se entre eles no pódio da classificação geral e da categoria LMP1.

Do trio campeão Biela/ Pirro/ Werner, os dois primeiros chegaram em 3º lugar em 2005, com o piloto Alan McNish completando o trio naquele ano. Desta vez eles venceram em companhia de Werner, que ganhou a prova do ano passado ao lado de Tom Kristensen e J.J. Letho. Por sua vez, Kristensen e McNish ficaram em 3º este ano, nove voltas atrás do Pescarolo Judd, em companhia de Rinaldo Capello.

O R10 do trio Kristensen/ McNish/ Capello chegou a andar em 2º por algum tempo, o que sugeria até uma dobradinha dos novos Audis ao final da prova. Mas eles se envolveram em um acidente e ainda perderam muito tempo nos boxes para consertar o carro, além de precisarem substituir um turbocompressor e alguns bicos injetores mais tarde. Mesmo assim, nas mãos de Kristensen, o carro fez a volta mais rápida da prova em 3 h 31 min 211s, mais de 4 s mais rápido que o Pescarolo Judd.

Usando diesel, os Audis puderam fazer trens de corrida mais longos. E, com potência de 650 cv, o carro não foi apenas o vencedor na prova em si. Além da vitória e da volta mais rápida, também fez a pole position quase 2 s mas rápido que a do ano anterior, de um Pescarolo. Ou seja: venceu tudo o que poderia ter vencido, logo na estréia, levando-se em consideração os dois carros da equipe.

Em seqüência aos R10/ Pescarolo/ R10 que ocuparam o pódio, o 4º colocado foi o Chevrolet Corvette C6-R do trio Oliver Gavin, Olivier Beretta e Jan Magnussen, vencedores da categoria LM GT1 pelo terceiro ano consecutivo com um carro de grande confiabilidade. Superou até com certa facilidade o segundo Pescarolo, que não teve a mesma regularidade do outro carro da equipe: perdeu muito tempo nos boxes com um problema eletrônico e perdeu a posição para o Corvette, acabando em 5º na geral.
Cabriocárico.
CMS: A lifestyle.
Responder