Dodge Dart, V8 que deixou saudades
[right]http://www.jornaldebrasilia.com.br/fotos/20060825/25cc3f13.jpg[/right]
Até quando se fala de carros esportivos a década de 70 era exagerada. A linha Dodge Dart Charger ficou marcada por seus grandes motores e a fama de beberrões de combustível inigualáveis.
Os Dart surgiram no Brasil em 1969, na versão quatro portas e com motor V8 5.2 litros de 198 cv de potência bruta (medida quando o motor funciona sem os demais sistemas do carro, como escape, alternador e bomba d'água).
Para a linha 1971, chegavam os Dart Coupé Charger. A versão esportiva tinha duas opções de acabamento: LS e R/T (road and track, ou estrada e pista). A R/T tinha conjunto completo, com bancos individuais, câmbio com quatro marchas, rodas esportivas e faixas pretas decorativas, e a LS podia receber estes itens como opcional. Nas duas, o motor tinha taxa de compressão aumentada e potencia de 215cv, o mais potente nacional até aquela data.
A publicidade da Dodge "provocava" as concorrentes com frases como "carro esporte com menos de 200hp é brincadeira". À época, o mercado contava também com Ford Maverick GT e o Chevrolet Opala SS. Ao longo dos anos, o Charger evoluiu e foi ganhando itens como ignição eletrônica, freios a disco, capô com entradas de ar, capota de vinil escuro e carburador recalibrado. A publicidade agora dizia ser "o único carro nacional que olha de frente para os importados".
As duas crises do petróleo dos anos 70 elevaram o preço dos combustíveis, e ao final da década os compradores tinham sumido das concessionárias. Hoje existem clubes de aficionados pelo país, que gostam de destacar a robustez mecânica do modelo, além, é claro, da potência. É possível ver um autêntico Charger R/T em ação na corrida final do clássico tunning "Velozes e Furiosos". É o carro preto pilotado por Vin Diesel.
Para desgosto dos fãs brasileiros, a Dodge lançou uma releitura dos Charger R/T, mas apenas nos EUA. Vem com motor Hemi V8 5.7 litros e 350cv, design de "muscle car" e... quatro portas. Sinal dos novos tempos.
Artigo do Jornal de Brasília - Dodge Dart
Moderadores: Mamão, Homer, Frango Mestre, KAPPA
- Kiko
- Gerente de RH
- Mensagens: 2833
- Registrado em: Ter 28 Jan, 2003 1:57 pm
- Localização: 27° Andar - Edifício Sede CMS
Artigo do Jornal de Brasília - Dodge Dart
FURE A CARTELA, LUISSS!!!!
CMS é COPACOL!!!!!
Bacati, no fumo
Gerente de Recursos Humanos
CopacolMotorSport
CMS é COPACOL!!!!!
Bacati, no fumo
Gerente de Recursos Humanos
CopacolMotorSport
-
- Usuário Galo
- Mensagens: 1496
- Registrado em: Sex 09 Mai, 2003 12:18 pm
- Localização: Granja Frangolina
lixo
nao existe Dodge Dart Coupé Charger....
ou é Dodge Dart Coupé (igual o meu) ou é Dodge charger...
isso aí é um Dart coupé com frente do charger... e mesmo assim a frente nao é do charger 71... em 71 a grade do charger era lisa nao tinha moldura e só tinha 1 farol de cada lado...
reporteres burros não sabem nem a merda que estão escrevendo...
nao existe Dodge Dart Coupé Charger....
ou é Dodge Dart Coupé (igual o meu) ou é Dodge charger...
isso aí é um Dart coupé com frente do charger... e mesmo assim a frente nao é do charger 71... em 71 a grade do charger era lisa nao tinha moldura e só tinha 1 farol de cada lado...
reporteres burros não sabem nem a merda que estão escrevendo...
CopacolMotorsport
Você quer dar um fim no seu celular? não aguenta mais a tua patroa ou teu chefe no seu pé? pergunte-me como!
Titanic V8 1972
No cais...
Você quer dar um fim no seu celular? não aguenta mais a tua patroa ou teu chefe no seu pé? pergunte-me como!
Titanic V8 1972
No cais...