13h39-Um morto, treze pessoas feridas e outras 60 se encontram desaparecidas por causa da violenta erupção do vulcão Tungurahua, no sul do Equador. Ele entrou em atividade na madrugada desta quinta-feira atingiu sua maior erupção desde 1999, informou o prefeito da localidade de Penipe, Juan Salazar. Três mil e duzentas pessoas deixaram suas casas.
"A situação é indescritível. Já resgatamos um primeiro corpo que corresponde a um homem que foi calcinado em Palitama, povoado que está sob o fogo do vulcão. E há aproximadamente 60 desaparecidos na zona de alto risco", declarou o prefeito.
"Tivemos uma explosão muito forte durante a madrugada. Suportamos 18 horas de fogo permanente. Caíram rochas incandescentes, cinzas e lava que arrasaram quatro aldeias",
acrescentou.
As brigadas de socorro tentam chegar às zonas altas da parte ocidental do vulcão, onde estariam os 60 desaparecidos.
"Precisamos de helicópteros para procurar as pessoas", explicou o prefeito, acrescentando que a situação pode piorar devido ao represamento do rio Puela em função do acúmulo de rochas e material magmático.
O Instituto Geofísico, por sua parte, informou que a atividade do vulcão de 5.029 m de altura deve diminuir depois de registrar este maior pico eruptivo desde 1999.
Erupção do Tungurahua deixa 60 desaparecidos no Equador
Moderadores: Mamão, Homer, Frango Mestre, KAPPA
- Sabio do Filete
- Usuário Ovo
- Mensagens: 67
- Registrado em: Sex 06 Ago, 2004 9:28 am
- Localização: Limbo
Erupção do Tungurahua deixa 60 desaparecidos no Equador
TIENE QUE SIR FILETE
El hombre que de todo lo come, esta siempre mastigando e de boca llena
El hombre que de todo lo come, esta siempre mastigando e de boca llena